Podcast 10: Qualidade de Software

Neste episódio do .Net Architects Podcast Alexandre Valente, Giovanni Bassi e Denis Ferrari falam sobre qualidade de software, esse episódio nasceu de uma discussão iniciada pelo Alexandre Valente no .Net Architects.

Alguns dos temas abordados foram:

  • O que é qualidade de software.
  • Como medir qualidade de Software.
  • Responsabilidades do gerente de TI.
  • Treinamento x Qualidade.

Links do podcast:

11 thoughts on “Podcast 10: Qualidade de Software”

  1. Bacana o podcast, acho que faltou focar mais no assunto qualidade de software como um todo mas gostei do que foi dido inclusive do “promover para o mercado” hehehe.

    Parabéns pelos podcasts, estou curtindo muito.

  2. O podcast acabou saindo um pouco do foco para entrar no assunto problematica de liderança mais apontou informações boas na minha opnião está de Parabéns pelo podcast.

  3. Primeiro podcast que escutei daqui.
    Parabéns pelo trabalho de vocês, acho que são com discussões como estas deveriam ser obrigatórias para todos os gerentes de projetos.
    Abraços

  4. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente podcast. Em relação a treinamento da equipe e motivação (um dos fatores citados que influenciam na qualidade), na empresa que trabalho fiz uma sugestão que incluir certificações Microsoft (dentro da especialidade de cada um) como requisito para mudança de nível dentro do plano de cargos e salários. Foi uma das maneiras que encontrei para forçar os colaboradores a estudar. Não sei se fiz bem, mas por enquanto está funcionando.

    1. Ari,

      Vejo que muitos profissionais encaram as certificações de forma equivocada. Os exames da Microsoft servem como uma orientação dos assuntos que devem ser estudados, e não como meios de conseguir os títulos. Com base nesse pensamento, não usaria as certificações como base para definição da remuneração, pois o que tenho visto é a qualidade dos estudos deixa muito a desejar.

      Escrevi um post que fala um pouco sobre isso: http://www.heroisdati.com/guia-de-estudo-exame-70-536/

      Abraços!

      1. Denis,

        Compartilho da sua opinião sobre a qualidade dos estudos e também penso que somente o título não garante que o profissional conheça a fundo os assuntos abordados. Mas é fato que o profissional tem pelo menos um mínimo de conhecimento da tecnologia após passar pelo exame.

        Na verdade, não deixei muito claro mas, a certificação seria UM dos requisitos para mudança de nível no cargo ocupado. Existem outros fatores que também consideramos.

        Na verdade temos dificuldades em incentivar as pessoas a estudarem. Mas estamos trabalhando nisso.

        Legal o seu post e obrigado pelo feedback.

        Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *