Podcast 8: Princípios S.O.L.I.D

Neste episódio do podcast .NET Architects Alexandre Valente, Giovanni Bassi e Vinicius Quaiato falam sobre os Princípios S.O.L.I.D, todos os princípios foram explicados e discutidos pelos participantes.

Alguns dos temas abordados foram:

  • Aonde aplicar cada um dos princípios.
  • Experiências no mundo real.
  • Historia dos princípios S.O.L.I.D na comunidade .NET.
  • A evolução da comunidade .NET.

Links do podcast:

17 thoughts on “Podcast 8: Princípios S.O.L.I.D”

  1. Ótimos temas, ótimos participantes, tem agregado muito aos ouvintes, sem dúvidas! Mas a qualidade do áudio ainda peca bastante. Alguns convidados mal sao escutados mesmo com o iPod no talo! rs
    no mais, nota 10!

    Abraços!

  2. Muitooo bom o podcast, desconheço que faz um podcast tão rico e maduro ao meu conhecimento.

    Adorei os exemplos do uso interfaces so pq é modinha ou pq vcs falaram que é bom pois na realidade vai bem alem onde é necessario realmente saber se deve usar ou não. Show!!!

    Meus muito parabens, continuem gravando, virei fãn.

  3. Realmente, o ensino acadêmico aqui no Brasil deixa a desejar.
    Me tornei Bachael em Sistemas de Informação pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, agora, em dezembro de 2009. E nunca havia ouvido falar nesses conceitos do S.O.L.I.D.
    E também concordo com o Giovanni Bassi, onde as empresas e os desenvolvedores .Net aqui no Brasil são crianças ainda. Não vi serem corretamente utilizados os conceitos de OO em todas as empresas que trabalhei.
    O legal deste podcasts é que eles incentivam nós a correr atrás de material. Por exemplo, conhecia o NHibernate, porém só agora estou com um real interesse de aprender, de tanto que vocês falaram dele.
    Continuem assim, está muito bom.
    Só acho que o audio poderia ser melhorado antes de ser disponibilizado aqui, o Bassi fala muito alto e os outros falam mais baixo, assim tenho que ficar alterando o volume do IPod enquanto a conversa flui para não machucar os ouvidos…
    Abs

  4. Muito legal o tema escolhido!

    Tenho encontrado alguns profissionais que conhecem o princípio da responsabilidade única, porém a maioria não vai muito além deste.

    Logo, é importante divulgar os Princípios S.O.L.I.D.

  5. Caras, muito bom o podcast, estão de parabéns por esse bate papo sobre o SOLID.

    Só acho que houve um pouco de confusão sobre as explicações do principio de substituíção de Liskov. Pra mim a idea primeiramente que um tipo base pode ser utilizado como tipo esperado, mas você pode, e deve passar os tipos derivados. Não é a mesma coisa que interface. Os métodos do filho têm de ter comportamento diferenciado, eles mantém a mesma estrutura, mas não o exato mesmo comportamento. Posso ter uma assinatura de método

    public void Foo(Animal bar) { … }

    e chamá-lo assim: this.Foo(new Peixe());

    Isso sim é uma inversão correta.

    Outra coisa que eu senti que houve confusão foi sobre as restrições de tipos base com tipos derivados. A ideia de restrição é dizer que o comportamento das classes derivadas é mais específico. Se for usar um tipo base, ele tem de ter uma implementação mais ampla, e um derivado mais específico. É como imaginar uma classe base Veículo e classes derivadas carro e avião. O tamanho dessas classes não importa, o que importa é o comportamento mais restrito ao foco daquele objeto. Comportamentos comuns da classe pai podem, inclusive ser abstratos, se não tiverem implementação direta.

    Se alguém tiver alguma correção para fazer, me mande uma resposta pois este é uma assunto que me interessa muito

  6. Olá pessoal,

    Sou novo no site e gostaria de informar que o link deste podcast está quebrado.

    Parabéns e abraços.

  7. Primeiramente parabéns pelo excelente material disponibilizado.
    Já ouvi este episódio do podcast mais de uma vez e recentemente recomendei para algumas pessoas, por se tratar de um assunto importante e pelo rico conteúdo contido no áudio. Entretanto, este episódio sobre princípios S.O.L.I.D está com seu link para download com erro. Vocês poderiam checar isto?
    Obrigado.

  8. Fala galera, não estou conseguindo escutar nem baixar o podcast sobre S.O.L.I.D e o assunto me interessa.

    Grande abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *