Podcast 7: Arquiteto

Neste episódio do podcast .NET Architects Alexandre Valente, Emmanuel Brandão, Giovanni Bassi, Luciano Condé, Victor Cavalcante falam sobre o arquiteto, quais os skills, responsabilidades e o caminho para se tornar um.
Alguns dos temas abordados foram:

  • O que é, o que faz um arquiteto
  • No que o arquiteto trabalha
  • Diferença entre arquiteto e desenvolvedor sênior
  • Quais os skills necessários para ser um arquiteto
  • O caminho para se formar um arquiteto

Links do podcast:

18 thoughts on “Podcast 7: Arquiteto”

  1. Muitoooooooooooo bom seu podcast de arquiteto de software, nos ultimos 11 mês ficava me perguntando o que exatamente um arquiteto faz, pois antes eu so tinha noção do que seria, mais nao a certeza, com este podcast me esclareceu muito.

    Parabens

  2. Parabéns a todos! Faz tempo que não vejo um podcast com conteúdo na área de tecnologia!

    Trazer informação de forma clara e descontraída não é pra qualquer um!

    Quando vai ser o próximo podcast? qual vai ser o tema?
    Já indiquei o podcast para vários amigos!

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

  3. Otimo podcast, esclareceu muitas duvidas que eu tinha sobre o assunto, pois na empresa em que trabalho eu faço a parte de desenvolvimento e também o de arquiteto junto a equipe. Pretendo me especializar na area, pena que no Brasil ainda não tenha uma formação de Arquiteto de Software, mas como foi falado no podcast…não se forma um Arquiteto, na minha opniao depende muito do esforço da pessoa…

    Deixo o meu parabens pelo podcast.

  4. O podcast é muito interessante e foi muito bom mesmo, mas faço uma crítica ao mestre Bassi: você valorizou exageradamente a carreira de arquiteto. É importante, claro, mas cada projeto tem uma necessidade diferente. Exagerou, só isso. Parabéns a todos e sucesso! 😉

  5. Diogo Miranda :

    Diogo Miranda :
    Mesmo sendo um ano após esse postcast ainda sim existem diversas divergências quanto a definição do que é ser um Arquiteto e quando medir se um projeto realmente necessita de um profissional com tal papel.
    É certo, esse é o tipo de profissional que ajuda e muito a definir e criar estratégias na formação de um sistema… enfim, acho que foi muito bom e também concordo, quando um projeto não possui grana suficiente para contratar uma consultoria, ela precisa estruturar um cara para que faça esse papel.
    No demais, muito obrigado por essa grande aula!

  6. Muito legal o PostCast, consegui ter uma visão muito diferente sobre os papeis de um arquiteto na empresa é quais skil são necessarias obrigado.

  7. Ótimo PodCast.

    Gostei muito das abordagens e concordo que uma boa arquitetura olhando mais pela ótica do design de software é feito em conjunto com um Arquiteto, profissional experiente e capaz de argumentar e explicar ao time os WHY?, junto com a participação do time.

    Abraços

  8. Tentei ouvir o podcast online mais está com erro

    “file not found”…

    se poderem arrumar para futuros visitantes….

  9. Muito bom o artigo, foi citado que o assunto estava tão bom que estava rolando uma conversa em background no skype. Sugiro a criação de um link para todos os proximos poadcasts com o texto dessas conversas em background com o objetivo de complementar o poadcast.

    Parabéns.

  10. Alguém citou no final do podcast que a pergunta “como se tornar um arquiteto?” não foi respondida. O Giovani ajudou a não responder essa pergunta, pois só falou como não se tornar um arquiteto e que é difícil ser um arquiteto, mas não disse nada sobre que respondesse a pergunta.

  11. Pessoal muito legal esse podcast!!!

    Concordo com muitas coisas, como o fato de se tornar um arquiteto realmente é dificil e que depende 100% de experiencia.

    Porém, vejo um curso ou um MBA também como uma experiencia, algo que pode sim agregar na carreira da pessoa e no caminho para se tornar um arquiteto.

    Marcelo

  12. Muito bom, assunto interessante.

    Faço uma pós em Arquitetura de software MIT, na InfNet – RJ.
    O curso é muito bom, agregando valores e experiência necessária para sem um bom arquiteto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *